Fliporto promove Olinda das Artes

Feira terá diversas atrações culturais, que acontecerão não apenas no local do evento, mas que serão mostradas em um roteiro formado por ateliês e restaurantes olindenses

Além dos eventos literários, a Fliporto vai reunir uma gama de outras vertentes artísticas e um circuito gastronômico. A ideia, segundo explica Antônio Campos, é que essa programação seja repetida mensalmente.

Batizada de Olinda das Artes, o evento reúne dezenas de participantes, fora e dentro da feira. No Ateliê Di Farias, haverá uma exposição permanente do artista. Na Estação da Luz, também será feita exposição da obra e vida de Alceu Valença, além de mostra de Gal Gaudêncio. 

No Hostel Cantos dos Artistas (na praça do Jacaré), será realizada uma exposição de artistas olindenses. No Instituto Mestre Nado, acontecerão oficinas, saraus e apresentação da Orquestra Mestre Nado. 

No Barril Café, que fica no Varadouro, haverá exposição de fotografia e artes visuais com Xirumba Amorim e Demétrio Albuquerque.

Luciano Pinheiro

Também será possível visitar o ateliê do artista plástico Luciano Pinheiro durante a Fliporto. Assim como dar uma passada no Ateliê Isa de Amparo e conferir as peças de Catarinha de Jah, Isa do Amparo e Paulinho do Amparo. 

Outros locais que estarão oferecendo exposições fotográficas e de artes plásticas são a Sociedade Beneficiente de Artistas e Operários de Olinda; Sertão Bar; Barril Café; Cafeteria Bonfim; Cafeliê; MG artes; Sorveteria Olinda; Ateliê Luz e Cor; Recanto do Ingá; Casa Balea; Casa do Turista; Barbearia do Vaca; Imaginário Brasileiro; Restaurante Tio João, Tasca Ibérica; Ateliê Pedro Índio; Amp213 e Ateliê Diogum.

Dentro do Mercado

Dentro da programação interna da Fliporto, também haverá muitas opções artísticas. No primeiro dia, às 14h30, será inaugurada a exposição de artistas plásticos olindenses e a exposição Pernambuco Baobá, que ficarão instaladas na Galeria 1 do Mercado Eufrásio Barbosa.

Ainda na quinta-feira (14), às 15h30, será possível participar da Oficina de artes plásticas, artesanato, grafitagem e xilogravura, com entrega de certificados, que acontecerá também na sexta-feira (15), sábado (16) e domingo (17), sempre às 14h.

No sábado e no domingo, a feira apresentará a Fliporto Breakdance, com batalhas e com a divulgação do ganhador no último dia.

Também apresentará, na tarde do sábado (16), às 16h30, sob a orientação do jornalista Romoaldo de Souza, uma roda de Conversa O Café e a Literatura, além de palestra com os tema Os cafés especiais e as impurezas do café do dia a dia.

Logo em seguida, a partir das 18h às 19h30, será possível conferir o grupo Sarau Diversos, que exibirá a apresentação de Olinda em estado de poesia, com performance, dança, música e poesia. 

Poetas e cantadores

Na noite do sábado (16), mais atrações: a 2ª etapa do Campeonato Pernambucano de poetas e cantadores de viola, às 19h30; e a apresentação da peça A ultima noite de Kafka, do dramaturgo e escritor Cláudio Aguiar, na efeméride dos 100 anos de falecimento do autor tcheco.

Na tarde do domingo (17), logo após a final de breakdance, a Orquestra do Instituto Asa Branca fará apresentação em homenagem a Alceu Valença.