Fliporto celebra 20 anos e abre suas portas nesta quinta, no Parque Dona Lindu

Evento abre, nesta quinta-feira, com a inauguração da Fliporto Arte, com exposição de artes plásticas e fotografia. Na sexta, começa a festa literária, homenageando os poetas Carlos Pena Filho e Miró

A Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) volta à cena a partir desta quinta-feira, 13, com uma programação que não vai ficar centrada apenas na literatura, inclui também nas artes plásticas. O evento comemora seus 20 anos de existência, aproveitando para celebrar a língua portuguesa, o diálogo entre as artes e a sustentabilidade. A Revista Pernambuco lançou um número especial com os destaques e a programação do evento.

Nesta edição, a Fliporto homenageará dois poetas: Carlos Pena Filho e Miró da Muribeca - que apesar das linguagens e épocas diferentes, souberam representar tão bem o Recife - são os destaques do evento literário. Ao todo, serão quatro dias de exposições, encontros e debates, distribuídos entre o Teatro Luiz Mendonça e o Espaço Janete Costa, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

A abertura do evento será marcada pela Feira de Artes Plásticas (Fliporto Arte), que acontecerá no Espaço Janete Costa, a partir das 19h. A mostra faz uma homenagem ao centenário de Reynaldo Fonseca e exibirá uma exposição fotográfica de Gabriel Wickbold.

No local, durante os próximos dias, também se poderá conferir obras de artistas individuais e de coletivos. Serão realizadas palestras e experiências gastronômicas assinadas pelo chef César Santos.

Fliporto Literária

A Fliporto Literária terá início na sexta-feira, às 15h, com uma performance poética da Literatrupe, seguida pela exibição de um vídeo comemorativo dos 20 anos do evento, que este ano é Free Carbon.

Às 17h, será realizada a palestra “Raízes ibéricas e lusitanas em Carlos Pena Filho”, com o escritor Mário Hélio Gomes de Lima. A mediação será realizada pelo jornalista Marcelo Abreu. Na ocasião, ocorre o lançamento da edição comemorativa do Livro geral, de Carlos Pena Filho.

No sábado, dia 15, a partir das 10h, o escritor Wellington Melo vai conversar sobre seu o poeta das ruas, Miró da Muribeca, com a palestra  “Miró: poética para além do corpo”. Melo é autor do recém-lançado Miró da Muribeca - Estou quase pronto, que traz o selo da  Companhia Editora de Pernambuco.

Às 10h40, será a vez de debater “420 Anos de Dom Quixote”, com a participação de Francisco Dacal, e mediação de Jorge Cabral. Na ocasião, os participantes reforçarão apoio ao movimento espanhol pelo reconhecimento de Dom Quixote e Sancho Pança como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

À tarde, às 14h, Tito Leite falará sobre “O Sertão e o grande Brasil profundo”. Às 18h40, será a vez da editora Ana Ferraz, da historiadora Maria Alice Amorim e do poeta Jorge Filó abordarem “A modernidade na literatura de cordel”.

O dia se encerra com o espetáculo teatral e musical “Carlos Pena e Miró cantam o Recife”, que tem direção do dramaturgo e escritor Ronaldo Correia de Brito.

Domingo

No último dia da Fliporto, a partir das 9h30, haverá várias mesas com debates e palestras. Entre elas, “Literatura na margem: o pixo é a periferia”, que acontecerá a partir das 14h, conduzida por Lepê Correia e Inaldete Pinheiro, com mediação de Ronaldo Correia de Brito.

Às 15h10, será a vez de “Poesia: uma ferramenta de libertação - Poesia, literatura oral, escritas negras”, com a participação de Odaílta Alves e Patrícia Naia, e mediação de Bell Puã.

A última mesa do dia faz uma homenagem ao Ano da França no Brasil. A partir das 17h30, Lucilo Varejão Neto falará sobre “A atualidade da Obra de Albert Camus”.

O evento será encerrado às 19h, com a Roda de poesia de Dom Hélder Câmara: “O Dom da Paz”, com performance da Literatrupe e participação do Instituto Dom Hélder Câmara.

O curador e fundador do festival, Antônio Campos, explica a importância desta edição. “Celebrar 20 anos da Fliporto é celebrar a palavra e o diálogo de uma festa literária que é patrimônio dos pernambucanos. A festa nasceu para aproximar as pessoas da literatura e do pensamento, formar leitores, e o seu crescimento ao longo destas duas décadas é prova do poder transformador da cultura.”

Serviço

Fliporto 2025 – 20 anos
13 a 16 de novembro de 2025
Parque Dona Lindu – Boa Viagem, Recife (PE)
Teatro Luiz Mendonça – Mesas e espetáculos literários (entrada gratuita; espetáculos artísticos pagos).
Espaço Janete Costa – Fliporto Arte (evento pago).
Evento Carbon Free

Baixe a edição especial da Revista Pernambuco sobre a Fliporto clicando aqui.