A jornalista e escritora mineira Miriam Leitão, 72 anos, foi eleita nesta quarta-feira (30) para ocupar a cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Letras, anteriormente ocupada pelo cineasta alagoano Cacá Diegues e que tem como patrono o poeta Castro Alves . Numa das disputas recentes mais acirradas, a comentarista de economia das Organizações Globo teve 20 votos, dos 37 possíveis, contra 14 do ex-senador, ex-govenador do Distrito Federal e ex-ministro Cristóvam Buarque, que é pernambucano. Dos 16 candidatos inscritos, somente os dois tiveram votos.
Autora de 16 livros, ela é a 12ª mulher eleita da ABL, presidida pelo também jornalista Merval Pereira. Por coincidência, na mesma semana em que a Rede Globo, onde trabalha, comemora 60 anos e o Jornal O Globo, empresa-mãe do conglomerado, se prepara para celebrar o seu centenário, no dia 29 de julho.
Em publicação em ser perfil no Instagram (@abletras_oficial), a Academia Brasileira de Letras saudou a nova imortal.
"Com mais de cinco décadas de carreira, Míriam construiu uma trajetória sólida no jornalismo, atuando em veículos como Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil. Desde 1991 integra o Grupo Globo, onde é colunista, comentarista e apresentadora.
Autora de 16 livros, transita entre a não ficção, o romance, as crônicas e os livros infantis. Entre suas obras de destaque estão “Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda” (2012), vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Reportagem e Livro do Ano de Não Ficção, e “Amazônia na encruzilhada: o poder da destruição e o tempo das possibilidades” (2023), que a fez vencedora do Prêmio Intelectual do Ano – Troféu Juca Pato de 2024', afirma o post da ABL.
"Meu sonho era escrever livros, ser capaz de escrever livros. E os livros me levaram até esse ponto, a Academia Brasileira de Letras, que é uma instituição de 128 anos, que tem um papel muito importante na sociedade brasileira, fundada por Machado de Assis, e o papel é preservar a língua portuguesa, proteger o nosso patrimônio cultural", afirma Miriam Leitão, jornalista e imortal da ABL", declarou a nova imortal, ao Jornal Nacional.